Como não ser a vítima da situação

vitima 02 - Como não ser a vítima da situação

Sentir que você é a vítima em uma situação é uma reação comum. “Mas isso não é justo” ou “Isso não está certo” é algo que você provavelmente diz a si mesmo muitas vezes ao dia. Sentir-se vitimizado e ser uma vítima, no entanto, são duas coisas diferentes. Aprender a parar de se sentir vitimizado lhe permitirá recuperar seu poder pessoal e viver a vida que sempre desejou.

Por que ser uma vítima não funciona

Quando você decide que é uma vítima em qualquer situação, acaba se sentindo pior. Na maioria das vezes, você escolhe ser uma vítima das circunstâncias da vida ou de suas próprias falhas ou erros, porque acha que isso fará com que você se sinta melhor. Mas isso não acontece. Tem o efeito oposto.

Posar de vítima pode lhe dar amor momentâneo, preocupação ou cuidado dos outros. Porém, isso também drena seu próprio poder. Ser vítima significa que você é impotente, tem medo, é infeliz e não sabe como reverter a situação. Isso vai te fazer sentir ainda pior sobre si mesmo depois de ter se vitimizado.

Quando você se sente impotente, você automaticamente se sente infeliz. É quase impossível ser feliz e também impotente. Então, se você quiser parar de se sentir infeliz, você deve retomar seu poder pessoal e decidir que não vai deixar alguém ou alguma circunstância da vida roubar sua felicidade.

Aceitando a Responsabilidade

A simples verdade que muitas pessoas realmente não compreendem é essa – ninguém mais neste mundo é responsável por você, exceto você. Você pode ser afetado por outras pessoas, mas somente você determina as emoções que experimenta e suas reações a essas pessoas. Você decide. Você escolhe ser uma vítima ou reivindicar seu poder e seguir em frente.

Sua felicidade não depende dos outros, a menos que você faça essa escolha. Quando você fortalece seu poder pessoal, seu prazer é determinado apenas pela maneira como você escolhe reagir aos erros e às ofertas negativas da vida.

Aceitar as responsabilidades não significa que você não sente dores. Significa apenas que você decide que, embora, sim, esteja machucado, você reconhece seu papel naquilo que levou a essa dor, que quer superá-la, e determina que seu bem-estar é muito mais importante do que se concentrar no sofrimento. Esta escolha é fortalecedora porque você está tomando uma decisão consciente de se desafiar, aprender e crescer a partir de sua experiência negativa.

Como recuperar seu poder pessoal

Há muitas maneiras de parar de ser a vítima enquanto recupera seu poder interior e aceita a responsabilidade pela sua vida. Primeiro, você deve se tornar um defensor de si mesmo. Quando você conhece seu próprio valor, exige o que você acredita que merece na vida. Isso significa que você não se acomoda, o que impede que você se sinta abusado pelos outros.

Você também precisa mudar sua mentalidade sobre felicidade. É vital saber que os outros não têm controle sobre a sua felicidade. Pare de se comparar com os outros e não permita mais que as opiniões dos outros o obriguem a tomar decisões que não são corretas para você.

Finalmente, você precisa reconhecer que também não é sua responsabilidade fazer alguém feliz. Assim como você deve aceitar o seu papel na sua própria felicidade, eles também precisam. Deixar de lado essa responsabilidade pode te libertar da culpa e da vitimização.

Considerações finais

Ser vítima é, verdadeiramente, uma escolha. Aprender com as lições que a vida lhe dá também é uma escolha. Um drena seu poder enquanto a outra o resgata. Você deve escolher o que é certo para você, mas apenas uma das escolhas permitirá que você recupere seu poder pessoal e atinja a verdadeira felicidade na vida.

Viva em Plenitude

Você já baixou nosso E-Book Grátis “Metas Poderosas:  Como Definir Objetivos e Alcançar seus Sonhos”?

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA!

https://bit.ly/ebookmetaspoderosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.