Três coisas simples que você pode fazer agora para reduzir o estresse

stress  - Três coisas simples que você pode fazer agora para reduzir o estresse

Alguma dessas cenas é familiar? 

… As crianças acordaram tarde novamente esta manhã. Quando estiver a caminho da escola, enfrentando o trânsito na hora do rush, você já estará 20 minutos atrasado para a reunião que deveria liderar… 

… Quando você foi contratado pela primeira vez, teve a sorte de conseguir um emprego no atendimento ao cliente. Mas agora você se pergunta se realmente vale a pena. Os telefones tocam constantemente e você ouve apenas reclamações. Na semana passada, você disse que ficou doente apenas para fazer uma pausa… 

… Está quase na hora da sua apresentação. A gerência está presente e seu supervisor conta com você para que tudo corra bem. Você ficou acordado a noite toda terminando a apresentação. Você se pergunta se antecipou todas as perguntas possíveis…

O estresse é uma característica permanente em nossas vidas mas, realmente, parece aumentar no ambiente de trabalho. Mais de dois terços dos trabalhadores relatam que o estresse no local de trabalho é um grande problema.  Isso significa que estamos gastando muito tempo no modo “lutar ou fugir”. E isso está afetando nossa saúde devido a um sistema imunológico enfraquecido, pressão alta e doenças cardíacas.

Essas condições encurtam nossas vidas e diminuem a qualidade do nosso tempo.  Existem muitas estratégias para gerenciar o estresse mas, quando o estresse nos pega de jeito, sem avisar, não precisamos de mais uma estratégia. Precisamos de etapas rápidas e práticas que podemos tomar AGORA, que funcionem rapidamente e possam ser realizadas em qualquer lugar.

Quando o estresse iniciar seu próximo ataque surpresa, tente uma destas técnicas: respire profundamente, visualize mentalmente e relaxe progressivamente. 

Respire fundo 

Respirar fundo pode ser a maneira mais eficaz para manter a calma. Todo mundo respira, claro, mas muitos de nós respiram da maneira errada – rápida e superficialmente. Esse tipo de respiração é restritivo, aumenta nossos sentimentos de ansiedade e alimenta as reações negativas de estresse do nosso corpo.  A respiração lenta e profunda desencadeia uma resposta de relaxamento, acalmando o corpo e concentrando a mente. Aumenta a quantidade de oxigênio em nosso sangue, aumentando nosso potencial de desempenho.  Você está respirando da maneira certa? Para descobrir, tente o seguinte: coloque uma mão no peito e a outra no abdômen, logo abaixo da caixa torácica. Agora respire. Qual mão se move? Se é a mão no seu peito, sua respiração é muito superficial.  O truque é fazer a mão em seu abdômen se mover. Inspire profundamente enquanto conta lentamente até cinco. Tente fazer com que seu abdômen se expanda ao invés de seu peito. Se você tiver dificuldades para fazer isso, tente-o deitado de costas. Com um pouco de prática e paciência, você poderá mudar automaticamente para um padrão de respiração profunda.  Depois de aprender a técnica da respiração profunda, você pode fazê-lo a qualquer momento – no meio da hora do rush, um pouco antes de lidar com o próximo cliente nervoso, ou ainda no meio de sua grande apresentação. 

Visualize Mentalmente

Existem dois tipos de técnicas de visualização. O primeiro envolve a construção de uma imagem mental de um lugar relaxante para você. Pode ser um lugar conhecido que desencadeie sentimentos relaxados e prazerosos, ou pode ser um local imaginário. A ideia básica é dar à sua mente algo para focar além do estresse.  Depois de visualizar sua cena tranquila, gaste cerca de 10 minutos tentando imaginá-la o mais completa possível. Imagine, inclusive, seus sentidos. O que você vê? Qual é o cheiro? Você ouve alguma coisa? O que você sente? O que você pode provar? Então, lentamente, permita-se retornar ao mundo real e às coisas ao seu redor. A visualização eficaz exigirá certa prática.  Músicos profissionais e atletas olímpicos praticam uma forma diferente de visualização: um ensaio mental do que está prestes a acontecer. Em vez de visualizar uma cena relaxante, ensaie mentalmente a situação que está causando seu estresse. Visualize a reunião em que você está prestes a entrar e ensaie o que acontece. Imagine-se concluindo com êxito as tarefas que lhe causam problemas. Visualize a sensação de calma e controle. Esse tipo de ensaio mental pode ajudá-lo a atingir esses sentimentos quando a situação se tornar realidade. 

Relaxe progressivamente 

Respirar profundamente e visualizar mentalmente envolvem sua mente, convencendo seu corpo a relaxar. O relaxamento muscular progressivo funciona de outra maneira, com seu corpo relatando à sua mente que tudo está bem.  O relaxamento progressivo funciona tensionando e relaxando os músculos do corpo, um grupo de cada vez.

Tente o seguinte: começando pelos pés e subindo até a cabeça, contraia e afrouxe cada grupo muscular, um após o outro. Torne-se consciente de cada músculo, tensione-o, mantenha a tensão por cinco segundos, depois relaxe-o lentamente. À medida que os músculos do seu corpo relaxam, sua mente se torna mais calma e mais concentrada.  Quanto mais você pratica, mais sensíveis seus músculos se tornam aos níveis de tensão e relaxamento. O objetivo é chegar ao ponto em que você consiga relaxar seu corpo sob demanda sem precisar passar por todo o ciclo. Se você conseguir fazer isso, o estresse não terá chance.  Esteja ciente das situações que lhe causam estresse negativo. Se você puder se antecipar, ganhará um tempo extra para respirar profundamente, visualizar mentalmente e relaxar progressivamente.

Essas técnicas simples e rápidas ajudarão não apenas no momento do estresse mas, usá-las regularmente pode ajudar a diminuir os efeitos do estresse a longo prazo na sua vida e saúde. 

Viva em Plenitude!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.